domingo, 12 de outubro de 2014

COMENTÁRIO IBOVESPA, PETR4, VALE5


12 de outubro de 2014, domingo. Prezados amigos do blog, como o trader Leonel Lacerda está em viagem não poderá fazer o comentário em vídeo. Segue o estudo do Ibovespa para esta semana na forma de texto. Lembramos que o estudo enfoca o curto prazo e operações de swing trading (que duram algumas semanas). A análise não é para position, nem para day trade.

A seguir o comentário do trader:

Caros, o Ibovespa está em tendência de baixa de curto prazo. Com base no fechamento da sexta-feira, dia 10, há dois cenários futuros: 

1. Cenário de alta de curto prazo: ocorrerá se for superada a região dos 56 mil pontos (perdida na última sexta-feira) e posteriormente os 58 mil pontos por onde passa uma Linha de Tendência de Baixa de curto prazo. Esses rompimentos para serem sustentáveis terão de ser com volume. Se isso ocorrer, poderemos ver a formação do famoso Ombro Cabeça Ombro invertido, conforme gráfico abaixo. Essa figura conhecida na análise gráfica, pode levar o Ibov até o alvo de 60 mil pontos. 


2. Cenário de baixa permanece: conforme postei neste blog na semana passada, o Ibovespa, após tocar na Linha de Tendêcia de Baixa de curto prazo, poderá cair até o primeiro suporte em 54 mil pontos e se passar essa região, encontrará o próximo suporte em 52.500 pontos. Veja o gráfico abaixo:



COMENTÁRIO PARA PETR4 E VALE5

Petr4 - gráfico complicado de avaliar. Para operações de swing trading é um gráfico ruim porque não permite gerenciar o risco, afinal a volatilidade está grande demais e pode pegar stops com facilidade. Para quem faz day trade volatilidade é bom e esses traders devem se baserar no gráfico de 15 min ou 5min. Mas no gráfico diário, para swing, na minha opinião, nada a fazer no momento. Está perto de fechar um gap, o que pode levar os preços para a casa dos 18 ou 17 reais. Para subir, terá de romper com força os 21 reais. Se continuar em alta vai encontrar resistência em 22 reais e depois em 22,56.



Vale5 - bom para quem gosta de operar na venda.Há várias semanas eu vinha avisando os amigos do blog que, se o papel perdesse os 24,50, iria buscar os 24 reais e depois os 21,41 (suporte de 2009). Agora a situação é a seguinte: caso rompa o suporte em 22,98, caixão e vela preta para esse ativo. Irá em busca dos 21,41.

IMPORTANTE:
Os comentários são opiniões com finalidade educacional e não recomendações. Portanto não indicam compra ou venda de ativos. A opinião é válida para a data da publicação e é baseada na teoria de Elliott e Dow com uso de duas médias móveis (21 períodos e 72 períodos). Geralmente as operações são de swing trading (duram algumas semanas).

E-MAIL

0 comentários:

Postar um comentário

Leonel Lacerda. Tecnologia do Blogger.