terça-feira, 16 de julho de 2013

As lições da OGX e o gerenciamento de risco


Prezados,

li recentemente algumas reportagens sobre pessoas físicas que usaram um alto percentual de seus capitais para comprar papéis da OGXP3, a petroleira do grupo EBX, comandado por Eike Batista. Teve gente que perdeu 130 mil, outros mais de 500 mil com a desvalorização da empresa em mais de 90% em um ano.
Em todos os casos algo em comum: pequenos investidores, alocação de grande parte do capital em uma só ação e nenhum gerenciamento de risco.
Em minhas palestras primeiramente ensino: antes de investir na Bolsa, o pequeno investidor tem de fazer um curso para aprender a manejar o risco do investimento em renda variável.

São quatro regras básicas:
- Use stop sempre. Isso vai permitir a você a evitar perdas gigantescas de seu capital.

- Use a regra do 1 para 3. Usando análise gráfica, faça operações em que para cada chance de perder 1% (ou 1 real) você pode lucrar 3 vezes mais. Existem tabelas que fazem isso automaticamente.

- Nunca use todo seu capital reservado para investimentos, para comprar tudo de ações. A menos que você seja muito agressivo na forma de investir e tenha experiência no mercado.

- Nunca aplique todo seu capital em uma só ação. Monte uma carteira.

Essas são as regras principais que vão ajudar muito a gerenciar o risco. Existem outras importantes como: compre ações de empresas que dão lucro. Evite comprar ações de empresas pré-operacionais (caso da OGXP3 até 2012). Essas empresas fazem estimativas que podem não se concretizar.

Comprar ação é comprar risco. Mas esse risco pode ser controlado.

0 comentários:

Postar um comentário

Leonel Lacerda. Tecnologia do Blogger.