segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BEEF3 (Minerva)

 
Prezados e prezadas,
 
recebi o seguinte questionamento de um Sr. sobre minha opinião gráfica de BEEF3 (Minerva):
 
"Olá Leonel tudo bem? Uma duvida, não entendo a recomendação de BEEF3 em rompendo R$11,50 pois a ação com tendência de alta com minima no mês à R$10,50 vc estaria dando lucro para quem entrou lá embaixo e com risco muito grande em haver realizações de comprar à 11, 50 vai ter prejuizo na certa.
Essa é uma forma de operar que eu não entendo nos grafistas comprar com tendência de alta tudo bem mas depois de subir 9,50% da minima o risco é muito grande.
Prefiro sempre comprar a reversão quanto o papel bate na minima e volta a subir com mais compradores que vendedores observados no IRF.
Este papel pela análise de perspectivas tem chances de no médio prazo continuar subindo pois a China está se tornando um potencial comprador de carne bovina depois de resolvermos alguns entraves sanitários. Mercado em grande ascensão que compra muito da Australia com quem somos mais competitivos por termos custos menores embora mais distantes.
Uma boa semana de trades pra vc.
Abraço".
 
 
 
 
EIS MINHA RESPOSTA, QUE FAÇO QUESTÃO DE COMPARTILHAR COM OS SRs:
 
"Eu não faço recomendação de papel algum. Não faço porque não sou analista e nem quero ser. Sou investidor (às vezes trader), além de jornalista do setor de economia. Esses mails que envio são minha OPINIÃO que compartilho com os Srs. E isso deixo bem claro na mensagem final de cada e-mail.
Entendo os riscos a que o Sr. se refere. Claro que eles existem. Mas esse papel está dentro de meu setup e também dentro de meu gerenciamento de risco.
Por que está dentro de meu setup? Topos e fundos ascendentes. Rompeu a tendência de baixa de longo prazo. Testou o fundo e continuou subindo. Faz quase um mês que está consolidando. MACD Histograma me diz que os comprados podem voltar a ganhar força. Então, de acordo com minha opinião, pode ser compra. E lembro: a correção de preço nem sempre se dá por quedas mas também por correção no tempo (consolidação).
Por que está dentro de meu manejo de risco? Se eu comprar nos R$ 11,50 vai ser com pouco capital (aproximadamente 8% do capital que tenho disponível para as operações na Bolsa). Vou fazer uma operação para no máximo duas a três semanas. Se chegar no meu primeiro alvo (região dos R$ 12,60) realizarei lucro com 9% de ganho. Se eu for ‘estopado’ será com 3% de perdas. Ou seja, relação de risco 1 para 3, a que uso.
Na minha opinião o papel subiu bem mais que 9,5%, pois conto como fundo 15 de julho quando fechou em 8,87. Desde então, até o último fechamento, subiu quase 30%. Levo isso em consideração, por isso, caso eu compre, comprarei com pouco capital. Subir 30% é muito? Sim, claro que é. Mas se avaliarmos que de março a julho a ação caiu 37%, talvez não seja tanto assim.
Para ser sincero não é o ativo que gosto de lidar. Mas o mercado ainda não está tão bom assim para a gente se esbaldar nas blue chips. Talvez eu nem compre, dependendo de como o mercado se comportar.
Acredito que o Sr. quis se referir ao Índice de Força Relativa (IFR). Uso muito pouco. Tenho muitos traders conhecidos e poucos usam. As ferramentas que uso são: ondas de Elliott, LTA, LTB, MACD Histograma, Médias Móveis e o gráfico de volume. O Sr. pode verificar que meu gráfico é limpo.
A análise gráfica tem dezenas de recursos, alguns super esquisitos. Uso o que os principais traders do Brasil utilizam e para mim basta.
Mas se o Sr. utiliza, beleza. É seu método. E o mais importante na Bolsa é ter um método e segui-lo com disciplina. Longe de mim questioná-lo. O importante é ter boa rentabilidade com ele.
E eu uso gráficos, mas não me considero um ‘grafista’. Sou um investidor, que sempre que posso recorro também a análise fundamentalista.
Um abraço e obrigado pela informação sobre a China.
Sempre que puder e quiser, pode compartilhar sua opinião comigo".

0 comentários:

Postar um comentário

Leonel Lacerda. Tecnologia do Blogger.