domingo, 20 de outubro de 2013

IBOVESPA, PETR4, VALE5, ITSA4



Prezados e prezadas,

Ibovespa – Nos últimos pregões o índice foi fortemente influenciado por OGXP3. Portanto a ‘perna’ de alta precisa ser vista sob essa condição para que não enviese nossa análise: foi derivada da brusca subida de um único ativo. Mas a tendência de longo prazo é de alta. A de curto precisa ser confirmada pela movimentação positiva de outros ativos. Essa semana, além da OGX será preciso, mais do que nunca, observar bem o comportamento de Vale5 e Petr4. Lembro que os investidores estrangeiros continuam comprados e eles têm força em nossa Bolsa.  
PETR4 – Pelo gráfico diário, acima de 18,65 começa a ganhar força. E vai ficar muito boa se passar os 19 com volume. Mas se romper a linha de tendência de alta o ativo pode buscar os 16,50. Esperamos que isso não ocorra. Essa semana a empresa divulga o resultado trimestral e, além disso, tem o leilão de Libra. Atenção nesse ativo.
VALE5 – O gráfico diário de VALE5 é uma aula prática de uma teoria que gosto muito: as Ondas de Elliott, de Ralph Elliott. Ele afirma que a tendência principal do preço de um ativo tem cinco ondas (1, 2, 3, 4, 5) e a correção dessa tendência tem três ondas (a, b, c). Vale encerrou um ciclo com completo (subiu as cinco ondas e realizou as três). O que muitos perguntam é: e agora? Bom, análise técnica não serve para prever o futuro. Mas é ótima para gerenciar o risco. Esse movimento das ondas pode começar de novo, tanto para cima (o que faria o ativo subir) como para baixo (o que levaria a uma forte realização). Pode haver lateralização também. Na minha opinião, o ideal agora é aguardar para ver como o ativo vai se comportar. O fato é que não rompeu o topo de 32,80, o que é ruim graficamente. Vamos observar o que ocorre esta semana.
ITSA4 – Essa ação está me dando em torno de 6% de lucro até agora. Essa semana pretendo fazer realização parcial. Foi avisado aqui neste blog que no rompimento da região dos 9,25 era compra. Com alvo em 10,40. Stop em 8,84. Eu comprei o ativo em 8,84 há quase um mês, no rompimento de outro ponto importante.
BEMA3 – Sigo comprado. Papel em consolidação. Quem quer entrar pode esperar o rompimento de 7,92. Stop deve ficar em 7,49. Alvo a região de 9,10. Quem comprar deve fazer isso com uma fração pequena de seu capital porque o papel tem baixa liquidez.
BRSR6 (Banrisul) – tenho observado esse ativo. Teve alta de 20 por cento, depois corrigiu e formou um fundo em 15 reais. Esse ponto pode se tornar suporte. Ao que me parece está tentando formar onda 3. No rompimento de 16 reais eu o comprarei.
WEGE3 – consolidação de cinco meses, o que torna o gráfico atraente. Se conseguir furar para cima essa consolidação vai ficar bonito. Por isso devemos ficar atentos: se romper a região dos 28,60 com volume eu vou comprar. De acordo com meu manejo de risco, entrarei com pouco capital porque o ativo tem baixa liquidez.
 
ATENÇÃO:
Quem não entende análise gráfica, faça contato por e-mail comigo: leonel.lacerda@hotmail.com.
Estou à disposição para cursos on-line. Quem quiser receber os gráficos me comunique por esse e-mail.

 

IMPORTANTE:
Os comentários são opiniões e não recomendações. A finalidade é apenas compartilhar a opinião e não indicam compra ou venda de ativos. A opinião é válida para a data da publicação e é baseada na teoria de Elliott e Dow com uso de duas médias móveis (21 períodos e 72 períodos). As operações são de swing trade, portanto duram algumas semanas.

0 comentários:

Postar um comentário

Leonel Lacerda. Tecnologia do Blogger.