terça-feira, 12 de novembro de 2013

IBOV ABAIXO DOS 52 MIL PONTOS

 
Prezados e prezadas,

 
infelizmente o Ibovespa caiu abaixo dos 52 mil pontos, um importante suporte no curto prazo. Nosso principal índice, que já havia cruzado para baixo da Linha de Tendência de Alta iniciada em julho, agora tem grande probabilidade de fazer o chamado teste de topo. Poderá subir até a região dos 54 mil pontos e depois ‘chabuuum’ vai cair forte de novo e fazer um novo fundo. Onde será esse novo fundo? Talvez na região dos 50 mil pontos.
Para quem opera no longo prazo, nada disso não é problema. Para quem opera no curto significa que compras não devem ser feitas, principalmente de ativos com forte correlação com o índice como PETR4 e VALE5 e outras. Para quem opera vendido é uma oportunidade de bons negócios. Mas é preciso ir com cuidado, porque o mercado está perigoso e mudando a tendência repentinamente.
 
Estou comprado em BRSR6 (Banrisul) e BEMA3 (Bematech). Esse último sobe mais devagar que lesma e não está no Ibov. O primeiro subiu 4% nesta terça-feira e vou permanecer comprado nele com stop lá nos 15 reais. É uma compra para o médio prazo. BRSR6 tem baixa participação no índice Bovespa. Em ambos, entrei com pouco capital.
 
PETR4 e VALE5 (tenho também um pouco de Vale5) até semana passada tinham tudo para subir e bem. Mas o Sr. Mercado preferiu mudar o destino delas. Fazer o quê, ele é quem manda.
 

IMPORTANTE:
Os comentários são opiniões com finalidade educacional e não recomendações. Portanto não indicam compra ou venda de ativos. A opinião é válida para a data da publicação e é baseada na teoria de Elliott e Dow com uso de duas médias móveis (21 períodos e 72 períodos). Geralmente as operações são de swing trade e duram algumas semanas.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Leonel Lacerda. Tecnologia do Blogger.