segunda-feira, 25 de novembro de 2013

IBOVESPA



Prezados e prezadas,

o Ibovespa continua sem uma direção clara no curto prazo. Pelo menos no gráfico diário a gente não observa uma sinalização robusta de queda ou de alta para os próximos dias. O importante é termos em mente que se o índice cair abaixo dos 52 mil pontos, poderá estar começando uma onda 3 para baixo. Se subir acima de 54 mil e 300 pontos a tendência passa a ser de alta. (Para ver o gráfico em tamanho maior clique sobre ele).
A única certeza no momento é que o mercado continua perigoso para operações de curto prazo, as que gosto de fazer. Tem blue chips caindo forte em um dia e no pregão seguindo subindo forte. Esse tipo de comportamento do mercado torna qualquer operação muito mais complicada. O melhor a fazer é não operar.
 
Dentre as poucas ações que estão em tendência clara de alta no curto prazo estão as do setor educacional (principalmente AEDU3 e KROT3). O problema é que agora já subiram demais e quem gosta de gerenciamento de risco, como eu, fica receoso de entrar em um papel que subiu forte e ainda não corrigiu. Além do mais, é difícil acreditar que elas vão continuar subindo no curto prazo se o Ibovespa passar por uma correção mais forte.
 
Gosto muito do gráfico de ABEV3 (antiga Ambev). Comprei um pouco do papel em 17,35 na semana que passou. Se romper os 17,60, pelo menos graficamente, fica ainda mais bonita. Meu stop está em 16,73.
 
Estou comprado em Vale5. Amanha está previsto para começar o julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça da disputa judicial entre a Vale e o governo federal sobre a questão fiscal de controladas e coligadas da mineradora. A decisão certamente vai impactar as ações da Vale. Se subir compro mais no rompimento dos 33,20. Se cair, espero que não pegue meu stop que está na região dos 29 reais. Comprei Vale5 para o médio prazo e meu alvo é nos 40 reais. Será que vai até lá? Esperemos.
Boa semana a todos.
 
IMPORTANTE:
Os comentários são opiniões com finalidade educacional e não recomendações. Portanto não indicam compra ou venda de ativos. A opinião é válida para a data da publicação e é baseada na teoria de Elliott e Dow com uso de duas médias móveis (21 períodos e 72 períodos). Geralmente as operações são de swing trade ou position trade (duram algumas semanas).

0 comentários:

Postar um comentário

Leonel Lacerda. Tecnologia do Blogger.